RC SP Ponte Estaiada promove projeto para jovens
10/10/2011
RC São Paulo Ponte Estaiada
No último dia 17 de setembro, foi realizada das 9:00 às 10:30 horas, prova seletiva somente para alunos oriundos de escolas públicas, visando obter bolsa de estudos no Colégio Magister - Av. N.S. Sabará, 1300, Jd Marajoara - para os três anos do ensino médio.
Este projeto (permanente) existe desde 2009 e resulta de parceria do RC SP Ponte Estaiada, com a direção do colégio, objetivando conceder 16 bolsas de estudos, integrais, para estudantes matriculados em escolas públicas, permitindo a eles novas expectativas em relação a educação e formação para o futuro.
Uma nova prova, para novos inscritos, acontecerá em novembro e, por isso, o clube solicita a colaboração dos companheiros de Rotary, na divulgação de importante inicativa. Interessados por mais detalhes podem procurar a direção do Colégio (www.magister.com.br e/ou 5633.4000) ou o companheiro Raul Pereira (raulper@ig.com.br - 9936.6813)"
INÍCIO DA PARCERIA
Iniciando em 2009 uma participação apenas estratégica, documental, o Rotary Club São Paulo Ponte Estaiada, através de uma ONG pode viabilizar um projeto social voltado para jovens que buscam capacitação para obter melhores oportunidades.
Na primeira etapa foi feita apenas uma explanação aos estudantes sobre o que era o ROTARY, por ocasião do contato com a entidade, durante o exame seletivo que eles participaram, em setembro de 2008.
Em setembro e novembro de 2009, foram realizadas reuniões e passeios com alguns bolsistas e, uma delas, participou do Projeto RYLA. Com o passar do tempo, a colaboração dos rotarianos passou a gerar um envolvimento mais contagiante ao ponto de, em 2010, os companheiros participarem e acompanharem dois exames seletivos.
Em 2011, o clube esteve presente nos dois exames seletivos realizados em agosto e outubro de 2010. Além disso, no início do ano letivo, foram comprados todos os livros para estudo, doados para nove bolsistas, sendo também conseguidos 25 ingressos gratuitos para assistir a apresentação da Orquesta OSUSP na Sala São Paulo.
Uma das bolsistas participou do Projeto SPMUN (organizado por alunos, professores e rotarianos do Colégio Rio Branco) e, juntamente com outros dois alunos, do mesmo Colégio, sagraram-se vencedores.
Todos os jovens assistidos pelo clube foram convidados para participar do Projeto RYLA, sendo beneficiados pelos rotarianos com verba para realização de viagem cultural oferecida a alguns bolsistas.
A perspectiva do clube para 2012, além da participação dos exames seletivos, em setembro (já realizado) e em novembro, é comprar livros, visitar o Teatro Municipal de SP (também com ingressos gratuitos obtidos pelo clube) e continuar acompanhando o desempenho escolar de todos, tendo a participação de alguns deles no Projeto RYLA, como uma boa opção para o crescimento e desenvolvimento de todos os beneficiados pelo clube.
Na foto, um aspecto da participação do RC SP Ponte Estaiada em sala de aula, durante seleção para bolsas de estudo em parceria com Colégio Magister.