Atenção! Esta é a versão 2017-2018 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias    

   

RCSP Aeroporto em projeto de Subsídios Globais

05/06/2015


RC São Paulo Aeroporto

Vamos conhecer um pouco do projeto de Subsídios Globais realizado pelo Rotary Club de São Paulo Aeroporto, e a integração que este projeto proporcionou durante a Convenção Internacional de 2015, em São Paulo. 
 
O projeto foi iniciado anos antes, a partir de uma palestra sobre queimaduras realizada no clube. O assunto despertou o interesse dos rotarianos do clube, e teve apoio do associado Carlos Bautzer, cirurgião plástico, que identificou onde haveria possibilidade de atuação do clube no tema. A demanda identificada foi a de um dermátomo, um equipamento para extração e expansão de pele para realização de enxertos em pacientes de graves queimaduras no Hospital do Tatuapé (Hospital Municipal Dr. Cármino Caricchio), em São Paulo, hospital que apesar de ser referência na área de queimaduras ainda sofre com carência de equipamentos.  
 
O projeto foi elaborado em duas fases, que foram a aquisição do equipamento em si, para o tratamento dos queimados no hospital, e a elaboração de uma campanha de prevenção, que foi concebida através de uma parceria com a Mauricio de Sousa Produções, através de uma revistinha em quadrinhos divulgando a campanha, e de carona o próprio Rotary, em uma ação adicional de Imagem Pública, e ainda com a parceria do Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Estado de São Paulo. O projeto tornou-se realidade através da parceria com o Distrito 2770, de Saitama, no Japão, com o número GG#26386. 
 
Mas o relacionamento entre os rotarianos do Distrito 4420 com os rotarianos do Distrito 2770 foi muito além do projeto. A pretexto da participação na Convenção Internacional em São Paulo, um grupo de onze rotarianos do Distrito 2770 veio ao Brasil. Em um primeiro grupo vieram Minekichi Tanaka (Presidente 2014-15 do RC Kawaguchi West), Ken Kawashima (Presidente 2015-16 da Comissão Distrital do Polio Plus e Comissão de Subsídios da Fundação Rotária 2014-15), Tomohiro Abe (Comissão de Companheirismo), Yoshimi Daito (Comissão de Serviços Internacionais) e Hideo Oba (Comissão de Serviços Internacionais). Em outro grupo estavam Kiyoaki Satoh (Presidente 2014-15 do RC de Urawa), Hitoshi Iwabuchi e sua esposa Miyoko (RC de Urawa e Coordenador Regional da Fundação Rotária na Zona 01), Kazuyoshi Watanabe (RC de Urawa North e Governador 2013-14 do Distrito 2770). A eles se juntaram Mayumi Ikemoto e Koji Takayama (bolsista do Distrito 2770 que está cursando um programa de um ano letivo na ECA-USP e ex-participante do YEP). 
 
Repetindo o encontro entre rotarianos dos dois distritos que já havia sido realizado em Lisboa, na ocasião da Convenção Internacional em Portugal, pouco antes da abertura da Convenção de São Paulo os associados do RC São Paulo Aeroporto participaram da reunião de confraternização organizada para boas-vindas ao grupo e uma apresentação sobre o projeto de Subsídio Global. O encontro, que aconteceu na Churrascaria Fogo de Chão, foi prestigiado pelo Presidente de Rotary International Gary Huang, sua esposa Corinna, e pelo Governador do Distrito 4420 Hiroshi Shimuta e sua esposa Suma. O nosso líder mundial, Gary Huang, junto com o Governador Shimuta, proferiu com entusiasmo palavras muito carinhosas aos convidados que estiveram presentas à reunião (rotarianos e familiares), que puderam desfrutar de momentos muito agradáveis e emocionantes. A reunião ocorreu numa sala fechada e contigua ao evento que reuniu cerca de 250 pessoas para homenagear o Presidente Gary Huang, e durante a reunião tivemos a oportunidade de conhecer cada um dos integrantes. 
 
Após o cumprimento de boas vindas da Presidente RC São Paulo Aeroporto, Shigueko Shimba, na exposição dos integrantes do grupo do Distrito 2770 pudemos testemunhar alguns depoimentos emocionantes, como a que o companheiro Ken Kawashima nos transmitiu em nome da rotariana Teruko Kataoka (RC de Kawaguchi West). No início do projeto Teruko foi o contato principal dos parceiros internacionais neste projeto, e por estar adoentada foi representada pelo companheiro Ken Kawashima.  
 
No dia seguinte ao encontro de confraternização aconteceu o ponto alto da viagem – a visita ao Hospital, onde os japoneses poderiam conhecer de perto o projeto no qual participaram. A jornada começou cedo, a partir de 7h30 da manhã, com o micro-ônibus reservado para levar o grupo buscando os participantes em diversos locais, para então chegarem às 10h00 no Hospital Municipal Dr. Carmino Caricchio (HMCC - Tatuapé), com uma comitiva de 23 pessoas.  
 
No CTQ – Centro de Tratamento de Queimaduras, coordenado pelo Dr. Vitor Buaride, o grupo foi recebido pelo Dr. Paulo Henrique, responsável pelo plantão, e sua equipe. Em uma sala preparada no 9º andar do hospital, onde funciona o Centro de Tratamento de Queimaduras, todos ouviram atentamente como se deu o envolvimento dos companheiros do RC São Paulo Aeroporto com o projeto, a parceria de Rotary Clubs do Distrito 2770 que viabilizou o Subsídio Global da Fundação Rotária e a integração com a equipe do CTQ na realização deste projeto, bem como a dos demais parceiros. 
 
Durante a apresentação foi explanado a todos os presentes que o projeto foi beneficiado com o montante equivalente a USD 69.016 para aquisição de um dermátomo elétrico, um expansor de pele (graft mesher), lâminas de corte, guias do expansor de pele, e a impressão de material para divulgação da campanha de prevenção de acidentes com queimaduras. Os participantes puderam visitar as dependências do Centro de Tratamento de Queimaduras, conversar com a equipe de médicos e enfermeiros, passar pelo Centro Cirúrgico e até mesmo ouvir o depoimento de alguns pacientes internados. Todos puderam testemunhar o quanto estão sendo beneficiados os pacientes que são recebidos no CTQ, e certificar a melhoria que está sendo proporcionada nas condições de atendimento do hospital. 
 
Na execução do projeto, fomos beneficiados por condições extremamente favorecidas na aquisição dos equipamentos e acessórios, que foi viabilizada com o entrosamento com a equipe do CTQ, que se dispôs a pesquisar outras alternativas baseadas em tecnologias mais atualizadas, que permitiu reduzir o investimento em equipamentos e as despesas operacionais com aquisição dos principais itens de reposição (laminas de cortes e guias do expansor de pele), o que representou uma economia significativa no orçamento. Decorrente desta economia, foi demonstrado que ainda havia um saldo no fundo recebido da Fundação Rotária, e os participantes sugeriram que tal fundo fosse aplicado na aquisição de laminas de corte adicionais e novos exemplares do material de divulgação da campanha de prevenção de acidentes com queimaduras. E, assim, o projeto prosseguirá por mais um ano, com acompanhamento dos rotarianos do RC São Paulo Aeroporto. 
 
Com a convicção de que a lembrança da visita será o presente a todos os participantes neste projeto, todos esperamos que possamos encontrá-los em breve, pois o exemplo de Viver Rotary permanece nos nossos corações e mentes, e é isso que faz o Rotary Brilhar.