Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Programas de Subsídios Globais da Fundação Rotária

 
Os Subsídios Globais oferecem a oportunidade para participar de atividades mais estratégicas, financiando projetos de maior porte que possam gerar resultados sustentáveis e de alto impacto em uma das áreas de enfoque
 
- Paz e prevenção/resolução de conflitos 
- Prevenção e tratamento de doenças 
- Recursos hídricos e saneamento 
- Saúde materno-infantil 
- Educação básica e alfabetização 
- Desenvolvimento econômico e comunitário 
 
Os clubes e distritos podem criar seus próprios projetos de Subsídios Globais em uma das áreas de enfoque ou participar de projetos pré-definidos criados pela Fundação Rotária em colaboração com parceiros estratégicos. 
 
 

Subsídios Globais desenvolvidos por clube ou distrito

 
 
Estes subsídios fornecem no mínimo US$15.000 do Fundo Mundial para um projeto orçado em pelo menos US$30.000. O valor outorgado pelo Fundo Mundial tem como base, equiparação de 100% em alocação do Fundo Distrital de Utilização Controlada (FDUC) ou equiparação de 50% em contribuições monetárias. Os Subsídios Globais devem envolver dois Rotary Clubs/distritos: um parceiro local no país onde a atividade ou projeto será realizado, e um parceiro internacional, sendo que ambos devem ser participantes da fase piloto do Plano Visão de Futuro. 
 
Todas as atividades devem obedecer aos requisitos de elegibilidade estabelecidos nos Termos e Condições para Subsídios Distritais e Subsídios Globais da Fundação Rotária.  
 
- Projetos humanitários.  
Os Subsídios Globais podem ser usados para financiar projetos humanitários cujos resultados sejam sustentáveis e mensuráveis. Um projeto é considerado sustentável se mantiver resultados a longo prazo para continuar beneficiando a comunidade, mesmo após esgotamento dos fundos, e é mensurável se produzir resultados que possam ser registrados e analisados. Os parceiros do subsídio devem fazer uma avaliação no início do planejamento para garantir que o projeto esteja atendendo às necessidades prioritárias da comunidade. As atividades devem surgir de necessidades reais da comunidade. Ferramentas de avaliação de necessidades da comunidade estão disponíveis.  
 
- Bolsas de estudos.  
Os Subsídios Globais podem ser usados para financiar os estudos de um bolsista de nível de pós-graduação ligados a uma das seis áreas de enfoque, pelo período de um a quatro anos. O subsídio cobre taxas escolares, alojamento, refeições e outras despesas pertinentes. Junto com a inscrição, o bolsista deverá fornecer uma carta da universidade escolhida (que deve ser localizada em distrito piloto) confirmando que foi aceito, e indicar o parceiro internacional em distrito piloto. 
 
- Equipes de formação profissional.  
Os Subsídios Globais podem ser usados para financiar treinamento que fortaleça as habilidades profissionais da comunidade beneficiada. Quando oferecido como parte de projeto humanitário, este treinamento pode ajudar a garantir sua sustentabilidade. Os Subsídios Globais também podem ser usados para financiar viagens de equipes de formação profissional ao exterior, para dar ou receber treinamento. Os integrantes da equipe podem ser de diferentes campos profissionais, contanto que apoiem uma das áreas de enfoque, e devem incluir pelo menos um líder rotariano e três integrantes não rotarianos. Não há nenhuma restrição quanto ao número de participantes, idade ou duração da viagem. 
 
 
Mensurabilidade e avaliação 
 
Ao medir o sucesso do seu projeto, o distrito pode determinar o impacto dos seus esforços e melhorar os resultados de iniciativas futuras. As medidas que serão utilizadas para avaliar o sucesso do projeto devem ser determinadas durante a fase de planejamento e os detalhes devem ser incluídos na inscrição. As metas do projeto devem incluir medidas quantitativas (numéricas) e qualitativas (descritivas). 
 
Para estabelecer metas quantitativas, determine primeiro as informações de base que serão usadas para comparação. Estabeleça as metas e crie um plano para avaliar o sucesso dos resultados. Veja no quadro a seguir alguns exemplos de metas e métodos para medir os resultados. 
 
As medidas qualitativas são difíceis de expressar em termos numéricos. O comentário de uma participante sobre o impacto que o novo equipamento terá em sua rotina diária é um exemplo de dado qualitativo. Tais dados podem ser obtidos através de histórias, declarações ou opiniões. Depois de coletar os dados qualitativos, você poderá entrevistar membros da comunidade e fazer perguntas mais abrangentes para determinar o que pensam do projeto e de que forma este lhes beneficiou. 
 
Para fazer uma avaliação precisa do projeto: 
1. Faça um bom levantamento.  
Uma avaliação completa das necessidades da comunidade ajudará a identificar a atividade necessária, o local apropriado e o público alvo. Além disso, a avaliação descreverá a situação antes da implementação do projeto, que servirá como base para estabelecer metas e medir o progresso alcançado. 
 
2. Seja específico.  
Especifique quem o projeto beneficiará e a forma como fará isto. 
 
3. Estabeleça benchmarks.  
Determine parâmetros, incluindo um cronograma que será seguido para avaliar o progresso das metas do projeto. 
 
4. Identifique os métodos.  
Determine como obterá as informações para medir o progresso do seu projeto. 
 
 
Processamento dos subsídios 
 
As solicitações de Subsídios Globais são avaliadas por ordem de chegada durante todo o ano. O processo de solicitação on-line tem duas etapas – a proposta e o pedido — e pode ser feito pelo Acesso ao Portal. Documentação adicional para bolsas para não-rotarianos e candidatos a equipes de formação profissional serão colocadas no site do RI, e poderá ser anexada eletronicamente ao formulário de pedido.  
 
1. Proposta 
Rotarianos enviam breve proposta on-line antes de submeter o pedido formal do subsídio. A proposta deve conter uma visão geral dos objetivos da atividade que será financiada com o subsídio e demonstrar como esta se encaixa em pelo menos uma das áreas de enfoque. O pedido de Subsídio Global, deve envolver dois Rotary Clubs/distritos: um parceiro local no país onde a atividade ou projeto será realizado, e um parceiro internacional, sendo que ambos devem ser participantes da fase piloto do Plano Visão de Futuro. Este processo tem como propósito aumentar a taxa de aceitação de pedidos de subsídios. 
 
- Como Solicitar Subsídio Global On-Line 
- Lista dos Distritos selecionados para a Fase Piloto do Plano Visão de Futuro 
 
2. Pedido 
Depois que a proposta for aceita, os rotarianos têm seis meses para enviar o pedido à Fundação com detalhes sobre a atividade e informações sobre o plano de gastos (dependendo do valor do subsídio ou complexidade do projeto, a Fundação poderá pedir detalhes adicionais). Pedidos de US $100.000 ou mais serão avaliados pelos curadores. Subsídios para bolsas de estudos e equipes de formação profissional exigem documentação adicional, que pode ser anexada eletronicamente ao pedido. 
 
3. Pagamento 
Depois que o pedido for aceito pela Fundação, os dois parceiros tiverem autorizado o acordo e todas as contribuições monetárias tiverem sido recebidas, a Fundação liberará o pagamento do subsídio. 
 
4. Relatório  
Relatórios sobre o progresso das atividades financiadas pelo subsídio devem ser enviados à Fundação a cada 12 meses, a partir da liberação do primeiro pagamento. Um relatório final deve ser recebido dentro de dois meses após o término do projeto. Os relatórios sobre o progresso e o relatório final devem ser enviados através do Acesso ao Portal.  
Observação: A Fundação não aceitará novos pedidos de subsídios de parceiros que tiverem algum relatório pendente. 
 
- Cronograma de Processamento dos Subsídios Globais 
 
 
 

Recursos do Plano Visão de Futuro

 
- Manual sobre Gerenciamento de Subsídios (PDF) 
 
- Orientações sobre Como Solicitar Subsídio Global On-Line (PDF)  
 
- Princípios de Sustentabilidade para Subsídios Globais (PDF) 
 
- Distritos selecionados para a Fase Piloto do Plano Visão de Futuro (PDF) 
 
- Memorando de Entendimento - Organização Colaboradora (Word)  
 
- Lista de verificação para viagens internacionais (PDF) 
 
 

Vídeos do E-Learning do Rotary International

 
Assista aos Vídeos do E-Learning do Rotary International: CLIQUE AQUI 
 
 
Se tiver dúvidas sobre Subsídios Globais Conjuntos ou idéias sobre possíveis projetos e atividades, envie um e-mail à Equipe Distrital do D.4420 ou à Fundação Rotária. 
 
Equipe Distrital do D4420: joselfon@amcham.com.br (Chairman da Fundação Rotária) 
Comissão de Subsídios: yoiti.fujiwara@rotaryspaeroporto.org.br  
Fundação Rotária: futurevision@rotary.org  
 
Os recursos mais atualizados sobre a fase piloto do Plano Visão de Futuro estão AQUI